sábado, 22 de setembro de 2007

Vik Muniz

Visitei na semana passada a exposição do artista brasileiro no Paço das Artes (Cidade Universitária). Durante esta semana procurei alguns textos, livros etc. sobre o autor e acabei encontrando a revista Zupi número 3 (novembro do ano passado), o livro Reflex (do próprio autor) e o site oficial do Vik.

O artista plástico paulistano nascido em 1961, vive e trabalha em Nova Iorque desde 1983. Em uma entrevista sobre a série Pictures of Junk (que você pode conferir no site oficial do Vik - acesse Gallery/Pictures of Junk/Interview), o artista se declara o "Hugo Chavez" da arte, pois ele quer que seu trabalho seja acessível a todos.

Em uma exposição chamada The Beaultiful Earth, Vik tem duas séries expostas no Paço das Artes: Pictures of Junk e Pictures of Earthwork.

A primeira série retrata figuras mitológicas compostas por lixo. Esta série foi desenvolvida no Rio de Janeiro com a participação de crianças do Centro Espacial. Cada obra demorou aproximadamente ume mês e meio para ser construida e a idéia partiu de uma vontade de Vik de representar Saturno, da série "The Black Paintings", do pintor espanhol Goya. Abaixo um trecho do trabalho de Vik.



A segunda série, Pictures of Earth, também foi realizada aqui no Brasil, mais especificamente em minas da Vale do Rio Doce. A intenção do artista é confundir o expectador, misturando desenhos realizados em pequena e grande escalas nas minas da Vale. Confira o video abaixo e depois vá ao site do Vik e acesse Galeria/Earthworks/EGG Excerpt, pois o artista fala um pouco sobre a série.



Bom, acho que vale a dica. A exposição rola de segunda a sexta das 11:30 às 19:00 h, e aos sábados, domingos e feriados das 12:30 às 17:30 h. Fique esperto, pois acaba no dia 7 de outubro. O Paço das Artes fica na Av. da Universidade, nº 1, Cidade Universitária.

Nenhum comentário: